TCE-RS apresenta "Projeto Indicadores de Governança" a entidades municipalistas Data de Publicação: 11/08/2014 16:25

por snt — publicado 11/08/2014 16h26, última modificação 30/06/2015 10h07
O presidente do Tribunal de Contas do estado (TCE-RS), Cezar Miola, apresentou, na manhã desta segunda-feira (11), o “Projeto Indicadores de Governança” para representantes da Associação Gaúcha de Municípios (AGM), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e a União dos Vereadores do RS (Uvergs).

O objetivo do empreendimento é mapear as principais características de governança pública e de aquisições adotados por organizações públicas estaduais e municipais, com a finalidade de fornecer aos gestores orientações sobre o aperfeiçoamento das estruturas administrativas e para aumentar a efetividade das ações governamentais.
O Projeto de Governança possui dois tipos de questionários, um simples e um completo, divididos pelo tipo populacional. Municípios até 100 mil habitantes devem responder ao questionário simples, os acima de 100 mil a um milhão terão que utilizar o questionário completo. A reunião contou também com a apresentação dos auditores públicos externos do TCE-RS, Débora Pinto da Silva, Airton Roberto Rehbein e Estevão da Rosa Krieger.
Na oportunidade, o presidente Miola destacou que o trabalho, realizado em parceria com o TCU, permitirá que o diagnóstico seja entregue a cada gestor para que ele possa verificar as melhorias necessárias. Para Miola, o fato do TCE-RS buscar os representantes dos municípios para apresentar este projeto reafirma a disposição pedagógica da Corte de Contas.
Francisco Queiroz Filho - Assessoria de Comunicação Social