Audiência com Reitora do IFFar

por snt — publicado 28/11/2018 10h03, última modificação 28/11/2018 10h03
Audiência com Reitora do IFFar restabelece a verdade sobre o curso de Bacharelado em Agronomia.

Na última sexta-feira, 23/11/2018, os Vereadores Horácio, Claudiomar, Ultramar e Douglas estiveram em audiência com a Reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, em Santa Maria/RS, para tratar acerca do curso de Bacharelado em Agronomia, na esteira das polêmicas geradas pela aprovação do Projeto nº 47.

Na ocasião, a reitora informou aos vereadores que não há urgência na aquisição das terras para o curso, desde que esta ocorra a tempo de aproveitar a safra de verão 2019/2020 e esclareceu que o curso de Bacharelado em Agronomia não fechará, sendo que, na pior das hipóteses, em não havendo a compra, a consequência seria a não abertura de turma nova em 2020 – estando garantido o prosseguimento do curso aos acadêmicos que ingressaram nas turmas de 2018 e 2019, possibilitando o ingresso de novos estudantes a partir do momento que a questão for sanada, existindo a possibilidade, ainda que paliativa, de realizar convênios com produtores da região para visitas técnicas e realização de aulas práticas.

Em relação às questões de tamanho mínimo da área e distância da sede do campus, a reitora informou que como se trata de doação, não há que se fazer tais exigências, desde que a área seja efetivamente agricultável, possibilitando que os estudantes desempenhem suas atividades.

Ainda, afirma o presidente vereador Douglas que, segundo a reitora, a diretora Verlaine tomou parte das manifestações por ter sido convencida por uma vereadora de que não havia erro algum no projeto, aprovado com emenda no dia 12 deste mês. “Acho que sabemos bem de quem se trata. Inclusive já desconfiava”, conclui o vereador.

O vereador Claudiomar Nicoli também se manifestou dizendo que estes esclarecimentos da reitora tranquilizam a comunidade. Os vereadores Horácio e Ultramar, por sua vez, afirmam que se o novo projeto vier dentro da legalidade, certamente será aprovado.