A Criação do Município

por snt — publicado 29/05/2014 10h32, última modificação 30/06/2015 10h06
O movimento emancipacionista para a criação do município de Santo Augusto iniciou em 1958.

A criação do município de Santo Augusto é fruto do movimento emancipacionista promovido pela comissão constituída pelos cidadãos: Ruy Maroso, Caetano Sperotto, Arnaldo Macagnan, Cláudio Czamobai, Egberto Sant'Anna de Moraes, Dr. Amílcar Stanislau de Souza, Lino Berlesi e Edmundo Simczack, os quais ainda foram auxiliados pelos então vereadores Egmar Sant'Anna de Moraes e Clodomiro Silva.
Em 17 de fevereiro de 1959 foi publicada a Lei Estadual Nº 3.721, criando o município de Santo Augusto, o qual foi devidamente instalado as 10h20min do dia 30 de maio do mesmo ano, em solenidade ocorrida no salão de festas do Clube Recreativo e Cultural 7 de Setembro, com a presença do Dr. Athos Gusmão Carneiro, Juiz de Direito da Comarca de Ijuí, do Prefeito Oswaldo Pio Andrighetto e do Vice-Prefeito Arnaldo Macagnan, dos Vereadores: Holdemar Irber, Guilherme Ketner, Odony Rafael Chaves de Souza, Orozimbo Diniz, Erno Pauvels, Lino Berlesi e Gentil Ribeiro Maciel, bem como dos suplentes de vereadores, de autoridades e membros da comunidade, tendo assinado a ata de instalação cento e oitenta e nove pessoas que estavam presentes ao ato.